10 respostas para perguntas frequentes

A Associação Matera é um espaço de esforço coletivo de muitos profissionais que têm se dedicado à conscientização sobre o uso saudável das telas digitais em diversos campos, como Psicologia, Medicina, Direito e Pedagogia.

Como posso ajudar minha família a lidar com o uso excessivo de tecnologia?

Estabeleça limites claros de tempo de tela, promova atividades familiares offline, mantenha comunicação aberta sobre os impactos da tecnologia e incentive o equilíbrio entre o mundo digital e o mundo real.

Quais são os sinais de que meu filho pode estar sofrendo de problemas de saúde mental relacionados ao uso da tecnologia?

Mudanças de comportamento, isolamento social, irritabilidade, dificuldades de sono e queda no desempenho escolar podem ser sinais de alerta. Observe atentamente e procure ajuda profissional se necessário.

Como posso proteger minha privacidade online e garantir a segurança dos meus dados pessoais?

Use senhas fortes e únicas, evite compartilhar informações pessoais sensíveis, mantenha seus dispositivos e softwares atualizados, verifique as configurações de privacidade em redes sociais e esteja ciente de possíveis ameaças online.

Qual é a quantidade recomendada de tempo de tela para crianças e adolescentes?

Recomenda-se menos de duas horas por dia de tempo de tela para crianças mais jovens e menos de uma hora para crianças em idade pré-escolar. Para adolescentes, o equilíbrio entre tempo de tela e atividades offline é fundamental.

O que devo fazer se acreditar que estou desenvolvendo um vício em redes sociais ou jogos online?

Considere estabelecer limites de tempo para o uso da tecnologia, busque atividades alternativas que o interessem, como hobbies ou exercícios físicos, e procure apoio profissional se sentir que o uso da tecnologia está prejudicando sua vida diária.

Como posso promover um ambiente de trabalho saudável e equilibrado em relação ao uso da tecnologia?

Estabeleça políticas claras sobre o uso de dispositivos eletrônicos no local de trabalho, promova pausas regulares para desconectar e incentivar interações presenciais, e forneça recursos para gerenciamento de estresse e treinamento em segurança digital.

Como ajudar meus alunos a desenvolver habilidades emocionais para lidar com as pressões digitais?

Integre programas de educação emocional no currículo escolar, promova discussões abertas sobre o impacto emocional das tecnologias digitais e ofereça suporte aos alunos para desenvolverem resiliência e habilidades de autorregulação.

Quais são os principais riscos para a saúde física e mental associados ao uso excessivo de tecnologia?

Sedentarismo, distúrbios do sono, ansiedade, depressão e problemas de visão são alguns dos riscos associados ao uso excessivo de tecnologia. É importante equilibrar o tempo de tela com atividades saudáveis offline.

Como posso incorporar práticas de segurança digital na rotina diária da minha família?

Eduque sua família sobre as melhores práticas de segurança online, use ferramentas de segurança digital, como antivírus e firewalls, e mantenha-se atualizado sobre os riscos e ameaças online para proteger sua privacidade e segurança.

Qual é o papel dos profissionais de saúde na identificação e tratamento de problemas relacionados ao uso da tecnologia?

Profissionais de saúde desempenham um papel crucial na identificação e tratamento de problemas de saúde mental relacionados ao uso da tecnologia, fornecendo avaliação, aconselhamento e suporte para indivíduos e famílias afetados.